"Trabalhamos em empregos que odiamos para comprar porcarias de que não precisamos para se exibir para pessoas que detestamos."
Terceira produção de David Fincher, Clube da Luta é um suspense de 1999 baseado no livro de Chuck Palahniuk lançado em 1996, que foi citado como um dos filmes mais controversos e falados de 1999, isso porque Clube da Luta não ultrapassou e nem chegou as expectativas que existiam a respeito da produção, sendo primeiramente bem recebido pela crítica e depois recebendo comentários de todos os tipos.
Um dos pontos benéficos do filme é o elenco. Tendo como protagonistas Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter, Jared Leto (protagonizou Requiem for a Dream e Mr. Nobody e é mais conhecido por sua carreira como músico - vocalista da banda 30 Seconds To Mars), Eion Bailey (mais conhecido por viver o soldado David Kenyon Webster em Band of Brothers) e Meat Loaf (mais conhecido por atuar como o pai de J.B no filme Tenacious D in: The Pick of Destiny) são outros atores que participam do filme. Fincher cogitou Sean Penn ou Matt Damon para o papel de homem anônimo, Russel Crowe para o papel de Tyler Durden e Reese Witherspoon (que não aceitou pois achou o filme muito tétrico), Sarah Gellar, Courtney Love ou Winona Ryder para o papel de Marla Singer.
A história do filme ocorre em torno da vida de um anônimo (Edward Norton) que se sente enfadado de seu trabalho simplório e chato, e que está enfrentando uma terrível crise de insônia. Até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono: frequentar grupos de auto-ajuda, onde começa a conviver com pessoas problemáticas como Marla Singer (Helena Bonham Carter). Então em um dia, voltando de viajem senta-se ao lado de Tyler Durden (Brad Pitt), um vendedor de sabonetes que muda completamente sua vida, Tyler supostamente põe fogo no apartamento do homem anônimo - " É apenas depois de perder tudo que somos livres para fazer qualquer coisa"- e ele acaba entrando em contado com Tyler que deixa-o ficar em sua casa por uns dias. Juntos eles criam o Clube da Luta, um clube onde homens também cansados de seus trabalhos vão para expor para fora sua raiva com lutas, até que o clube se torna uma entidade, que abriga homens que são capazes de fazerem coisas que jamais fariam em suas vidas normais. O curioso do filme, fato revelado no final do filme, é que Tyler Durden é no caso ele mesmo, o homem anônimo se chama Tyler Durden, e a quem ele obedecia era na verdade seu interior dando um novo rumo para sua vida.
O diretor do filme David Fincher diz que trouxe tanta violência ao filme para servir como uma metáfora, essa que serve para manter a audiência desconfortável e desviar a atenção da surpresa do final do enredo.
No filme, o narrador que é o homem anônimo e que no caso seja Tyler Durnen, espontaneamente cita frases como: "Eu sou o suor frio do Jack" - "Eu sou a vingança sorridente do Jack"- ''Eu sou o sentido de rejeição inflamada do Jack" - " Eu sou o coração partido do Jack". Mas afinal quem é Jack? Na realidade, o filme não diz ao certo quem é Jack, alguns telespectadores interpretam que Jack é um codinome que o protagonista do filme adotou para si assim como alguns interpretam que Jack é um "guia" do protagonista.