quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Donnie Darko.

Um clássico do cinema cult de 2001, o filme Donnie Darko foi escrito e dirigido por Richard Kelly e rodado em somente 28 dias.
O filme baseia-se na breve história de Donald Darko, ou como todos o chamam: Donnie Darko, um garoto problemático. Donnie vive nos anos oitenta, em um subúrbio com sua família e é considerado com problemas psicológicos por ter uma passagem na polícia e principalmente pelo seu comportamento peculiar e rebelde. 
No dia 2 de outubro de 1988, Donnie passa por um episódio que transforma sua vida. Ele sai de sua casa e se encontra com um coelho gigante misterioso que lhe diz o tempo exato em que o mundo irá acabar:  28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Então ao voltar para casa Donnie vê que a turbina de um avião caiu bem em cima de seu quarto, e acaba por ver o coelho Frank como um amigo, pois na cabeça dele, Frank teria salvado ele da morte.
Enquanto o tempo que o coelho determinou para o término do mundo vai passando, Donnie procura fazer o que Frank pede. Não fica explicito no filme se Frank pedia a Donnie que fizesse favores, ou se Frank usava alguma forma de "hipnose" para fazer com que Donnie fizesse o que ele pedia. 
"Uma Breve História do tempo" (Stephen Hawking) e "Filosofia da Viagem no Tempo"(Roberta Sparrow) são obras apontadas no filme quando Donnie pensa na possibilidade de viagem no tempo.
Donnie Darko levou dez prêmios (entre eles para o Academy of Science Fiction, Fantasy and Terror Films na categoria de Jovem Cineasta para o diretor Richard Kelly e para o Cholotrudis Awards na categoria de Melhor Ator para Jake Gyllenhaal) e foi indicado para dezessete (entre eles para o Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films na categoria de Melhor Lançamento de DVD Edição Especial e para o Independent Spirit Awards nas categorias de Melhor Primeira Direção para Richard Kelly, Melhor Primeiro Roteiro para Richard Kelly e Best Male Lead para Jake Gyllenhaal).
Drew Barrymore (como professora de Donnie), Maggie Gyllenhaal(como irmã de Donnie e que é irmã de Jake Gyllenhaal na vida real), Seth Rogen (como Ricky), Patrick Swayze, Jena Malone, Jerry Trainor e Ashley Tisdale fazem parte do elenco de Donnie Darko. 
Trailer do Filme: 

sábado, 25 de outubro de 2014

O Homem Duplicado.

De Denis Villeneuve (diretor de Os Suspeitos, filme de 2013 com Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal) baseado no livro de José Saramago publicado em 2002.
O Homem Duplicado é complicado. Aquele tipo de filme difícil de se entender. Produzido por M.A. Faura e Niv Fichman, o filme é quase que totalmente fiel ao universo de Sramago.
O enredo baseia-se na história de Adam Bell interpretado por Jack Gyllenhaal, um professor de história infeliz com sua vida. O lema dele seria "padrões se repetem'', ele vai do trabalho pra casa encontrar sua namorada, depois dorme e no dia seguinte, a mesma coisa. 
Em um dia qualquer de trabalho, um colega puxa assunto com Adam e dá uma dica de filme a ele. Logo depois do trabalho ele pega o filme na locadora, no mesmo dia olha e depois vai dormir.Com o sono perturbado, ele sonha com uma cena do filme, e vai direto procurar a cena do filme com que sonhou. Para sua surpresa, um dos atores figurante do filme era um homem exatamente igual a ele. 
Então o professor começa uma busca pelo ator chamado Anthony St. Claire. A namorada de Adam e a mulher de Anthony são envolvidas na história, o que causa mais intriga entre Adam e Anthony.
Uma simbologia intrigante que o filme traz é a figura de uma aranha em várias e diferentes cenas do filme.
O que não fica esclarecido no filme é certamente a história, se Adam e Anthony são irmãos, se são a mesma pessoa, existem uma série de teorias a respeito disso, e realmente cada um entende como entender, a conclusão do filme vai da leitura do espectador. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Across The Universe.

"Dear Prudence my darling!!"
Produção americana de Julie Taymor que retrata os anos 60 e suas guerras, protestos, lutas de cunho popular e o cotiano de jovens ativistas apaixonados por música, como Beatles, que seria a banda destacada no filme por fazer enorme sucesso na época.
Jude, interpretado por Jim Sturgees e Lucy, interpretada por Evan Rachel Wood tem um grupo de amigos músicos que participam de movimentos contracultura dos anos 60. 
O filme possui mais de trinta faixas regravadas de músicas dos Beatles, fazendo com que o filme se torne uma pedida ideal para um fã de Beatles. 
Assim como o nome do filme, o nome dos personagens também foram retirados de letras de músicas dos Beatles, e os personagens JoJo e Sadie fazem referência respectivamente a Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Across The Universe foi indicado por Melhor Figurino pelo Oscar, por Melhor Filme - Comédia/Musical pelo Globo de Ouro e por Melhor Trilha Sonora - Cinema TV/Mídia Visual pelo Grammy.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Les Misérables

Adaptação do musical da Broadway, inspirado no romance francês de Victor Hugo, Les Misérables escrito em 1862, o filme é um musical dirigido por Tom Hooper que estreou primeiramente nos cinemas norte-americanos em 3 de janeiro de 2012, e depois no Brasil e em Portugal aproximadamente um mês depois.
Essa grande e linda produção se passa na época da Revolução de Julho do século XIX, (Revolução de Julho de 1830 foi um movimento popular em Paris de cunho liberal que durou três gloriosos dias -2728 e 29 de Julho de 1830) entre batalhas como a de Waterloo.


 Assim o protagonista Jean Valjean, interpretado por Hugh Jackman, entra na história sendo condenado por roubar um pão para alimentar sua irmã mais nova.Tempos se passam e Jean Veljean cumpre sua pena e é posto em liberdade condicional (com a obrigatoriedade de se apresentar regularmente, correndo o risco de passar o resto da vida preso se não o fizer), mas por se um ex-presidiário Valjean é discriminado por todos, mesmo assim tenta recomeçar a sua vida e esquecer do seu triste passado. Valjean quebra a condicional e com isso passa seus dias fugindo do inspetor Javert, interpretado por Russell Crowe.
Em algum outro lugar da França, Fantine, interpretada por Anne Hathaway, não tem condições para criar sua filha Cosette, então deixa-a com o casal Thénardier interpretados por Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen, que fazem Cosette de escrava e roubam o dinheiro que Fantine manda para o casal criar Cosette. Um dia Fantine é demitida de seu trabalho por ter uma filha ilegítima. Assim sem ter uma fonte de renda e com Tuberculose, Fantine se prostitui, mas com total receio, o que é demostrado quando exita em fazer um programa a um homem e o machuca, logo a polícia chega e Valjean vê o que acontece e então por fatos ocorridos no passado, cuida de Fantine e antes que ela faleça promete cuidar de sua filha Cosette. Então Valjean encontra Cosette e a cria como sua própria filha.
O elenco do filme conta com Hugh Jackman como Jean Valjean, Russel Crowe como o inspetor Javert, Anne Hathaway como Fantine, Amanda Seyfried como Cosette "crescida", Helena Bonham Carter como Madame Thénardier, Sacha Baron Cohen como Monsieur Thénardier, Eddie Redmayne como Marius quem se torna marido de Cosette, Samantha Barks (Samantha ficou em terceiro lugar no reality show musical ''I'd Do Anything'') como Eponine a filha do casal Thénardier, Isabelle Allen como Cosette criança, entre outros grandes atores.
Distribuído pela Universal Pictures, Les Misérables foi muito bem recebido pela crítica com comentários do tipo: "Um musical desde Chicago, nunca chegou tão próximo à conquistar o Oscar de melhor filme" e  "Ninguém jamais interpretou Fantine como Hathaway".
Com oito indicações ao Oscar, dentre elas: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Principal, Melhor Mixagem de Som, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Canção Original ("Suddenly" - Alain Boublil, Claude-Michel Schonberg, Herbert Kretzmer), levando três estatuetas das categorias: Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway, Melhor Mixagem de Som para Simon Hayes, Andy Nelson, Mark Paterson, Jonathan Allen, Lee Walpole e John Warhurst e Melhor Maquiagem para Lisa Wesrcott.
Les misérables levou três estatuetas de três indicações pelo Hollywood Film Festival, três estatuetas de três indicações pelo Prêmios Globo de Ouro 2013, uma estatueta de quatro indicações pelo Prémio Screen Actors Guild 2013, uma estatueta de duas indicações pelo Empire Awards quatro estatuetas de dez pelo ,BAFTA 2012 e quatro estatuetas de dez pelo Satellite Awards 2012.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Garota Exemplar (Gone Girl)


E como o esperado, mais uma grande produção de David Fincher. Garota Exemplar é uma adaptação do livro de mesmo nome (Gone Girl) da escritora americana Gillian Flynn lançado em 2012, que trata do drama de Amy Dunne (Rosamund Pike) e seu marido Nick (Ben Affleck). Amy desaparece no dia do seu aniversário de casamento fazendo com que seu marido seja o principal suspeito de seu desaparecimento. Com o apoio da sua irmã Margo, Nick tenta provar a sua inocência e procura descobrir o que aconteceu com sua esposa.No desenrolar do filme muitas versões sobre o desaparecimento de Amy são colocadas fazendo com que o telespectador mude de opinião muitas vezes a respeito do vilão da história.  
Garota Exemplar é com certeza aquele tipo de filme que cresce por ter uma boa produção, com uma boa trilha sonora (que faz toda a diferença), e que sem dúvida alguma estará nos indicados ao Oscar. Além do mais, é David Fincher. A produção estreou dia 2 de outubro de 2014 pela FOX FILMES, e possui 148 minutos o que pode ser considerado razoavelmente longo. 
“É uma era muito difícil em que ser uma pessoa, só uma pessoa real, atual, em vez de ser uma coleção de traços de personalidade, de personagens automáticos.” 

Rosamund Pike como Amy Elliott Dunne.

domingo, 12 de outubro de 2014

Michael Cera

Foi entre 2000 e 2002 que Michael Cera começou sua carreira como ator nos filmes Frequency (de Gregory Hoblit) Confissões de uma Mente Perigosa (de George Clooney). Em 2007 participou do filme Superbad (de Greg Mottola,diretor de Adventureland) como Evan, em seu primeiro trabalho como protagonista, contracenando com Jonah Hill. A partir dai começou a destacar-se em sua carreira cinematográfica. No mesmo ano, em 2007 fez Paulie Bleeker ao lado de Ellen Page no filme Juno de Jason Reitman (diretor de Men, Women & Children, Jovens Adultos e Labor Day). Em 2008 participou de duas produções: Nick e Norah - Uma noite de Amor e Música, uma produção de Peter Sollet onde atuou como Nick, e do filme Extreme Movie de Adam J. Epstein Jacobsen. Em 2009 atuou no filme Paper Heart  de Nicholas Jasenovec como ele mesmo. No mesmo ano contracenou com Portia Doubleday em Youth in Revolt de Miguel Arteta. Se destacou em 2010 onde atuou ao lado de Alison Elizabeth Pill e Mary Elizabeth Winstead  no filme Scott Pilgrim vs. the World do diretor Edgar Wright. Um de seus últimos trabalhos de destaque foi fazendo ele mesmo no filme de Evan Goldberg e Seth Rogen, This Is the End, baseado no curta-metragem Jay and Seth vs. The Apocalypse, de Rogen e Baruchel.

Michael Cera além de ator é músico. No dia 8 de agosto deste mesmo ano, ele criou True That, um álbum independente com 21 canções bem diversificadas, com solos de piano como na Of A Thursday, e violão como na primeira faixa Uhohtrouble, com músicas mais indies como na 2048 e na Ruth de número 11. O álbum também conta com uma versão super bem adaptada da  música Clay Pigeons do Blaze Foley. Vale mesmo apena conferir esse super e eclético álbum.


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Mysterious Skin.

Drama americano de 2004 do cineasta Gredd Araki que trata da história de dois meninos com idades em torno de oito anos que são abusadas sexualmente pelo seu treinador de beisebol, afetando suas vidas de formas distintas. 
 Neil McCormick e Brian Lackey são dois garotos que moram em Kansas, eles jogam beisebol juntos, mas não se falam. Após sofrerem abusos do técnico, se observam na noite de halloween mas não se falam. Nesta noite coisas que mudarão a vida desses dois garotos acontecem. 
Com 15 anos de idade Neil se torna um imprudente garoto de programa acreditando que o abuso do treinados fora uma iniciação à sua sexualidade. 
Brian, um garoto retraído,reage de uma forma discrepante aos abusos pois desenvolve algum tipo de amnésia quanto aquele dia, conseguindo se lembrar só que aconteceu, então resolve procurar Neil para descobrir o que realmente aconteceu com ele. Brian tem sonhos recorrentes sobre ser tocado por uma mão estranha (presumindo que seja a de um alienígena) . Quando completa 18 anos, Brian conhece uma jovem chamada Avalyn que também acredita que ela foi abduzida por alienígenas.Neil conta para Brian o que aconteceu com eles naquela época, e Neil revela ter gostado, por se sentir especial alguma vez por alguém, já que sua mãe não lhe dava a atenção que ele necessitava.
A produção do filme foi um tanto delicada, pelo fato de ter que lidar com atores mirins e abuso sexual. Foram tomadas medidas para evitar a exposição destes atores. Todo tipo de abuso sexual envolvendo crianças está implícito no filme, ao invés de ser representado.  
 Neil McCormick é representado por Joseph Gordon-Levitt (conhecido também por sua atuação em 500 Days Of Summer, A Origem, Premium Rush, 50/50, 10 Things I Hate About You, Sin City e Uncertainty), Brady Corbet (atou em Melancolia, Simon Killer, Funny Games e Thirteen),como Brian Lackey,Michelle Trachtenberg (Em 17 again) como Wendy, Elisabeth Shue (Eterna CSI) como Ellen McCormick e Bill Sábio (em Somos o que somos, Psicopata Americano e A fita azul) como treinador.