Adaptação do musical da Broadway, inspirado no romance francês de Victor Hugo, Les Misérables escrito em 1862, o filme é um musical dirigido por Tom Hooper que estreou primeiramente nos cinemas norte-americanos em 3 de janeiro de 2012, e depois no Brasil e em Portugal aproximadamente um mês depois.
Essa grande e linda produção se passa na época da Revolução de Julho do século XIX, (A Revolução de Julho de 1830 foi um movimento popular em Paris de cunho liberal que durou três gloriosos dias -27, 28 e 29 de Julho de 1830) entre batalhas como a de Waterloo.
Assim o protagonista Jean Valjean, interpretado por Hugh Jackman, entra na história sendo condenado por roubar um pão para alimentar sua irmã mais nova.Tempos se passam e Jean Veljean cumpre sua pena e é posto em liberdade condicional (com a obrigatoriedade de se apresentar regularmente, correndo o risco de passar o resto da vida preso se não o fizer), mas por se um ex-presidiário Valjean é discriminado por todos, mesmo assim tenta recomeçar a sua vida e esquecer do seu triste passado. Valjean quebra a condicional e com isso passa seus dias fugindo do inspetor Javert, interpretado por Russell Crowe.
Em algum outro lugar da França, Fantine, interpretada por Anne Hathaway, não tem condições para criar sua filha Cosette, então deixa-a com o casal Thénardier interpretados por Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen, que fazem Cosette de escrava e roubam o dinheiro que Fantine manda para o casal criar Cosette. Um dia Fantine é demitida de seu trabalho por ter uma filha ilegítima. Assim sem ter uma fonte de renda e com Tuberculose, Fantine se prostitui, mas com total receio, o que é demostrado quando exita em fazer um programa a um homem e o machuca, logo a polícia chega e Valjean vê o que acontece e então por fatos ocorridos no passado, cuida de Fantine e antes que ela faleça promete cuidar de sua filha Cosette. Então Valjean encontra Cosette e a cria como sua própria filha.
O elenco do filme conta com Hugh Jackman como Jean Valjean, Russel Crowe como o inspetor Javert, Anne Hathaway como Fantine, Amanda Seyfried como Cosette "crescida", Helena Bonham Carter como Madame Thénardier, Sacha Baron Cohen como Monsieur Thénardier, Eddie Redmayne como Marius quem se torna marido de Cosette, Samantha Barks (Samantha ficou em terceiro lugar no reality show musical ''I'd Do Anything'') como Eponine a filha do casal Thénardier, Isabelle Allen como Cosette criança, entre outros grandes atores.
Distribuído pela Universal Pictures, Les Misérables foi muito bem recebido pela crítica com comentários do tipo: "Um musical desde Chicago, nunca chegou tão próximo à conquistar o Oscar de melhor filme" e "Ninguém jamais interpretou Fantine como Hathaway".
Com oito indicações ao Oscar, dentre elas: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Principal, Melhor Mixagem de Som, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Canção Original ("Suddenly" - Alain Boublil, Claude-Michel Schonberg, Herbert Kretzmer), levando três estatuetas das categorias: Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway, Melhor Mixagem de Som para Simon Hayes, Andy Nelson, Mark Paterson, Jonathan Allen, Lee Walpole e John Warhurst e Melhor Maquiagem para Lisa Wesrcott.

Nenhum comentário:
Postar um comentário