De Denis Villeneuve (diretor de Os Suspeitos, filme de 2013 com Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal) baseado no livro de José Saramago publicado em 2002.
O Homem Duplicado é complicado. Aquele tipo de filme difícil de se entender. Produzido por M.A. Faura e Niv Fichman, o filme é quase que totalmente fiel ao universo de Sramago.
O enredo baseia-se na história de Adam Bell interpretado por Jack Gyllenhaal, um professor de história infeliz com sua vida. O lema dele seria "padrões se repetem'', ele vai do trabalho pra casa encontrar sua namorada, depois dorme e no dia seguinte, a mesma coisa.
Em um dia qualquer de trabalho, um colega puxa assunto com Adam e dá uma dica de filme a ele. Logo depois do trabalho ele pega o filme na locadora, no mesmo dia olha e depois vai dormir.Com o sono perturbado, ele sonha com uma cena do filme, e vai direto procurar a cena do filme com que sonhou. Para sua surpresa, um dos atores figurante do filme era um homem exatamente igual a ele.
Então o professor começa uma busca pelo ator chamado Anthony St. Claire. A namorada de Adam e a mulher de Anthony são envolvidas na história, o que causa mais intriga entre Adam e Anthony.
Uma simbologia intrigante que o filme traz é a figura de uma aranha em várias e diferentes cenas do filme.
Uma simbologia intrigante que o filme traz é a figura de uma aranha em várias e diferentes cenas do filme.
O que não fica esclarecido no filme é certamente a história, se Adam e Anthony são irmãos, se são a mesma pessoa, existem uma série de teorias a respeito disso, e realmente cada um entende como entender, a conclusão do filme vai da leitura do espectador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário