quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Perfume de Mulher.

Existem duas versões do filme Perfume de Mulher. A primeira é uma produção italiana de 1974 do diretor Dino Risi (dirigiu Fantasma d'amore -1981 e Sesso e volentieri - 1982) e a segunda versão, baseada na primeira, é uma produção americana de 1992 dirigida por Martin Brest. 
Os dois filmes seguem a mesma linha de história mas algumas alterações necessárias, isso porque os filmes foram produzidos em épocas distintas, em países diferentes, com discrepância nos cenários e no elenco diferente.


(1974)
No primeiro filme Capitão Fausto ( representado por Vittorio Gassman) após ficar cego se tornando uma pessoa extremamente amargurada, necessita de uma pessoa que o ajude a se adaptar ao mundo escuro e para o acompanhar em uma viajem onde irá encontrar seus amigos. Então o jovem Giovanni (representado por Alessandro Momo) acaba se encarregando a cuidar de Fausto. E com o passar do tempo juntos, na viagem, ambos vão se conhecendo, começando a saber como lidar um com o outro e se tornando amigos, fazendo Capitão Fausto uma pessoa mais compreensiva, mesmo depois de perder a visão. 
A produção do filme foi indicada para duas categorias ao Oscar, sem conquistar estatuetas. Também foi indicada ao Festival de Cannes, ganhando uma estatueta para Melhor Ator (Vittorio Gassman) e sendo indicada  a melhor diretor sem ganhar. E ao César,uma premiação anual do cinema francês, ganhando uma estatueta para Melhor filme estrangeiro.


(1992)
No segundo filme o destaque principal certamente foi  Al Pacino, que faz o personagem do tenente-coronel Frank Slade que assim como na versão original também é cego. Ele resolve fazer uma viagem a Nova York onde pretende aproveitar a vida ao máximo antes de cometer suicídio, segundo ele, por ter uma vida ruim, morando nos fundos da casa de uma parente. E como no filme de 1974 Frank também precisa de alguém que o ajudae, então Charlie Simms (Chris O'Donnell) viaja junto com Frank como uma espécie de cuidador. E seguindo a linha da produção original, Frank e Charlie se tornam grandes amigos, tornando Frank uma pessoa melhor e sabendo conviver com as pessoas a sua volta. Em 1993 Al Pacino ganhou um Oscar e um Globo de Ouro de melhor ator, Chris O'Donnell foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante para o Globo de Ouro e no mesmo ano, o filme foi indicado ao Oscar para Melhor Filme, Melhor diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário