sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Prenda-me Se For Capaz.

Dirigido pelo gênio Steven Spielberg, Prenda-me Se For Capaz de 2002 é uma comédia dramática americana com Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken e Martin Sheen, não tinha como sair coisa ruim né?! 
O filme que se passa na década de 60 conta a história do impostor Frank Abagnale Jr.,interpretado por DiCaprio, um jovem de 19 anos mestre na arte do disfarce, que leva a vida falsificando documentos e alegando ser outras pessoas para conseguir as coisas com mais facilidade. O auge de sua "carreira" como falsificador e quando conseguiu milhares de dólares foi quando Frank fazia cheques falsos. 
Tom Hanks entra na história sendo o agente do FBI Hanratty que procura capturar desesperadamente Frank.
Com quase 90% de aprovação da audiência, o inteligentíssimo Prenda-me Se For Capaz foi recebido pela crítica como "Elegante, divertido e surpreendente" segundo o site americano Rotten Tomatoes. 
Trailer do filme: 

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

54 anos de Tilda!

Hoje, 06 de setembro nossa querida e amada Tilda Swinton está completando 54 anos de idade. E para comemorar, aqui está uma retrospectiva da carreira cinematográfica dela.
A atriz começou a aparecer em papéis do diretor Derek Jarman, como no filme War Requiem (1989). Depois gravou Orlando - A Mulher Imortal, de Sally Potter. Em 99 participou de Zona de Conflito (Mum), The Protagonists e A Praia (Sal).
No início da década de 2000, Tilda voltou a tona com Vanilla Sky (Rebecca Dearborn) e ao decorrer da década participou de :Até o fim (Margaret Hall), O Jovem Adam (Ella Gault), A Confissão (Annemarie Livi), Flores Partidas (Penny), As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (Bruxa Branca Jadis), Constantine como Anjo Gabriel, O Curioso Caso de Benjamin Button (Elizabeth Abbott), As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian (The white witch), As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada (Bruxa Branca). Em 2011 interpreta Eva em Precisamos Falar Sobre o Kevin, filme de Lynne Ramsay e que concebeu a Tilda uma indicação para o Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme dramático.
De 2012 para 2013 se saiu bem nos filmes O Grande Hotel Budapest de Wes Anderson e Amantes Eternos de Jim Jarmusch.

E pra quem gosta do Camaleão do Rock, fica ai pra curtir o vídeo um tanto louco e curioso de "Stars", música produzida por Bowie com uma ótima participação da nossa bela Tilda:

terça-feira, 4 de novembro de 2014

50%

Dirigido por Jonatha Levine e produzido por Seth Rogen,50/50 é uma comédia dramática de 2011.
O filme conta a história de Adam, interpretado por Joseph Gordon- Levitt, um homem de 27 anos que luta contra a cura do câncer com seu amigo Kyle, interpretado por Seth Rogen, e sua terapeuta Katherine, interpretada por Anna Kendrick.
 Logo, o nome do filme faz referência ao fato de Adam ter 50% de chances de viver, o que contradiz um pouco o real foco do filme, que não seria a própria luta pela cura da doença, mas sim as relações interpessoais dos personagens.
A atriz querida e talentosAnjelica Huston de Família Addams participa do filme como mãe de Adam. 

  Fifty. Fifty.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Donnie Darko.

Um clássico do cinema cult de 2001, o filme Donnie Darko foi escrito e dirigido por Richard Kelly e rodado em somente 28 dias.
O filme baseia-se na breve história de Donald Darko, ou como todos o chamam: Donnie Darko, um garoto problemático. Donnie vive nos anos oitenta, em um subúrbio com sua família e é considerado com problemas psicológicos por ter uma passagem na polícia e principalmente pelo seu comportamento peculiar e rebelde. 
No dia 2 de outubro de 1988, Donnie passa por um episódio que transforma sua vida. Ele sai de sua casa e se encontra com um coelho gigante misterioso que lhe diz o tempo exato em que o mundo irá acabar:  28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Então ao voltar para casa Donnie vê que a turbina de um avião caiu bem em cima de seu quarto, e acaba por ver o coelho Frank como um amigo, pois na cabeça dele, Frank teria salvado ele da morte.
Enquanto o tempo que o coelho determinou para o término do mundo vai passando, Donnie procura fazer o que Frank pede. Não fica explicito no filme se Frank pedia a Donnie que fizesse favores, ou se Frank usava alguma forma de "hipnose" para fazer com que Donnie fizesse o que ele pedia. 
"Uma Breve História do tempo" (Stephen Hawking) e "Filosofia da Viagem no Tempo"(Roberta Sparrow) são obras apontadas no filme quando Donnie pensa na possibilidade de viagem no tempo.
Donnie Darko levou dez prêmios (entre eles para o Academy of Science Fiction, Fantasy and Terror Films na categoria de Jovem Cineasta para o diretor Richard Kelly e para o Cholotrudis Awards na categoria de Melhor Ator para Jake Gyllenhaal) e foi indicado para dezessete (entre eles para o Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films na categoria de Melhor Lançamento de DVD Edição Especial e para o Independent Spirit Awards nas categorias de Melhor Primeira Direção para Richard Kelly, Melhor Primeiro Roteiro para Richard Kelly e Best Male Lead para Jake Gyllenhaal).
Drew Barrymore (como professora de Donnie), Maggie Gyllenhaal(como irmã de Donnie e que é irmã de Jake Gyllenhaal na vida real), Seth Rogen (como Ricky), Patrick Swayze, Jena Malone, Jerry Trainor e Ashley Tisdale fazem parte do elenco de Donnie Darko. 
Trailer do Filme: 

sábado, 25 de outubro de 2014

O Homem Duplicado.

De Denis Villeneuve (diretor de Os Suspeitos, filme de 2013 com Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal) baseado no livro de José Saramago publicado em 2002.
O Homem Duplicado é complicado. Aquele tipo de filme difícil de se entender. Produzido por M.A. Faura e Niv Fichman, o filme é quase que totalmente fiel ao universo de Sramago.
O enredo baseia-se na história de Adam Bell interpretado por Jack Gyllenhaal, um professor de história infeliz com sua vida. O lema dele seria "padrões se repetem'', ele vai do trabalho pra casa encontrar sua namorada, depois dorme e no dia seguinte, a mesma coisa. 
Em um dia qualquer de trabalho, um colega puxa assunto com Adam e dá uma dica de filme a ele. Logo depois do trabalho ele pega o filme na locadora, no mesmo dia olha e depois vai dormir.Com o sono perturbado, ele sonha com uma cena do filme, e vai direto procurar a cena do filme com que sonhou. Para sua surpresa, um dos atores figurante do filme era um homem exatamente igual a ele. 
Então o professor começa uma busca pelo ator chamado Anthony St. Claire. A namorada de Adam e a mulher de Anthony são envolvidas na história, o que causa mais intriga entre Adam e Anthony.
Uma simbologia intrigante que o filme traz é a figura de uma aranha em várias e diferentes cenas do filme.
O que não fica esclarecido no filme é certamente a história, se Adam e Anthony são irmãos, se são a mesma pessoa, existem uma série de teorias a respeito disso, e realmente cada um entende como entender, a conclusão do filme vai da leitura do espectador. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Across The Universe.

"Dear Prudence my darling!!"
Produção americana de Julie Taymor que retrata os anos 60 e suas guerras, protestos, lutas de cunho popular e o cotiano de jovens ativistas apaixonados por música, como Beatles, que seria a banda destacada no filme por fazer enorme sucesso na época.
Jude, interpretado por Jim Sturgees e Lucy, interpretada por Evan Rachel Wood tem um grupo de amigos músicos que participam de movimentos contracultura dos anos 60. 
O filme possui mais de trinta faixas regravadas de músicas dos Beatles, fazendo com que o filme se torne uma pedida ideal para um fã de Beatles. 
Assim como o nome do filme, o nome dos personagens também foram retirados de letras de músicas dos Beatles, e os personagens JoJo e Sadie fazem referência respectivamente a Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Across The Universe foi indicado por Melhor Figurino pelo Oscar, por Melhor Filme - Comédia/Musical pelo Globo de Ouro e por Melhor Trilha Sonora - Cinema TV/Mídia Visual pelo Grammy.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Les Misérables

Adaptação do musical da Broadway, inspirado no romance francês de Victor Hugo, Les Misérables escrito em 1862, o filme é um musical dirigido por Tom Hooper que estreou primeiramente nos cinemas norte-americanos em 3 de janeiro de 2012, e depois no Brasil e em Portugal aproximadamente um mês depois.
Essa grande e linda produção se passa na época da Revolução de Julho do século XIX, (Revolução de Julho de 1830 foi um movimento popular em Paris de cunho liberal que durou três gloriosos dias -2728 e 29 de Julho de 1830) entre batalhas como a de Waterloo.


 Assim o protagonista Jean Valjean, interpretado por Hugh Jackman, entra na história sendo condenado por roubar um pão para alimentar sua irmã mais nova.Tempos se passam e Jean Veljean cumpre sua pena e é posto em liberdade condicional (com a obrigatoriedade de se apresentar regularmente, correndo o risco de passar o resto da vida preso se não o fizer), mas por se um ex-presidiário Valjean é discriminado por todos, mesmo assim tenta recomeçar a sua vida e esquecer do seu triste passado. Valjean quebra a condicional e com isso passa seus dias fugindo do inspetor Javert, interpretado por Russell Crowe.
Em algum outro lugar da França, Fantine, interpretada por Anne Hathaway, não tem condições para criar sua filha Cosette, então deixa-a com o casal Thénardier interpretados por Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen, que fazem Cosette de escrava e roubam o dinheiro que Fantine manda para o casal criar Cosette. Um dia Fantine é demitida de seu trabalho por ter uma filha ilegítima. Assim sem ter uma fonte de renda e com Tuberculose, Fantine se prostitui, mas com total receio, o que é demostrado quando exita em fazer um programa a um homem e o machuca, logo a polícia chega e Valjean vê o que acontece e então por fatos ocorridos no passado, cuida de Fantine e antes que ela faleça promete cuidar de sua filha Cosette. Então Valjean encontra Cosette e a cria como sua própria filha.
O elenco do filme conta com Hugh Jackman como Jean Valjean, Russel Crowe como o inspetor Javert, Anne Hathaway como Fantine, Amanda Seyfried como Cosette "crescida", Helena Bonham Carter como Madame Thénardier, Sacha Baron Cohen como Monsieur Thénardier, Eddie Redmayne como Marius quem se torna marido de Cosette, Samantha Barks (Samantha ficou em terceiro lugar no reality show musical ''I'd Do Anything'') como Eponine a filha do casal Thénardier, Isabelle Allen como Cosette criança, entre outros grandes atores.
Distribuído pela Universal Pictures, Les Misérables foi muito bem recebido pela crítica com comentários do tipo: "Um musical desde Chicago, nunca chegou tão próximo à conquistar o Oscar de melhor filme" e  "Ninguém jamais interpretou Fantine como Hathaway".
Com oito indicações ao Oscar, dentre elas: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Principal, Melhor Mixagem de Som, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Canção Original ("Suddenly" - Alain Boublil, Claude-Michel Schonberg, Herbert Kretzmer), levando três estatuetas das categorias: Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway, Melhor Mixagem de Som para Simon Hayes, Andy Nelson, Mark Paterson, Jonathan Allen, Lee Walpole e John Warhurst e Melhor Maquiagem para Lisa Wesrcott.
Les misérables levou três estatuetas de três indicações pelo Hollywood Film Festival, três estatuetas de três indicações pelo Prêmios Globo de Ouro 2013, uma estatueta de quatro indicações pelo Prémio Screen Actors Guild 2013, uma estatueta de duas indicações pelo Empire Awards quatro estatuetas de dez pelo ,BAFTA 2012 e quatro estatuetas de dez pelo Satellite Awards 2012.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Garota Exemplar (Gone Girl)


E como o esperado, mais uma grande produção de David Fincher. Garota Exemplar é uma adaptação do livro de mesmo nome (Gone Girl) da escritora americana Gillian Flynn lançado em 2012, que trata do drama de Amy Dunne (Rosamund Pike) e seu marido Nick (Ben Affleck). Amy desaparece no dia do seu aniversário de casamento fazendo com que seu marido seja o principal suspeito de seu desaparecimento. Com o apoio da sua irmã Margo, Nick tenta provar a sua inocência e procura descobrir o que aconteceu com sua esposa.No desenrolar do filme muitas versões sobre o desaparecimento de Amy são colocadas fazendo com que o telespectador mude de opinião muitas vezes a respeito do vilão da história.  
Garota Exemplar é com certeza aquele tipo de filme que cresce por ter uma boa produção, com uma boa trilha sonora (que faz toda a diferença), e que sem dúvida alguma estará nos indicados ao Oscar. Além do mais, é David Fincher. A produção estreou dia 2 de outubro de 2014 pela FOX FILMES, e possui 148 minutos o que pode ser considerado razoavelmente longo. 
“É uma era muito difícil em que ser uma pessoa, só uma pessoa real, atual, em vez de ser uma coleção de traços de personalidade, de personagens automáticos.” 

Rosamund Pike como Amy Elliott Dunne.

domingo, 12 de outubro de 2014

Michael Cera

Foi entre 2000 e 2002 que Michael Cera começou sua carreira como ator nos filmes Frequency (de Gregory Hoblit) Confissões de uma Mente Perigosa (de George Clooney). Em 2007 participou do filme Superbad (de Greg Mottola,diretor de Adventureland) como Evan, em seu primeiro trabalho como protagonista, contracenando com Jonah Hill. A partir dai começou a destacar-se em sua carreira cinematográfica. No mesmo ano, em 2007 fez Paulie Bleeker ao lado de Ellen Page no filme Juno de Jason Reitman (diretor de Men, Women & Children, Jovens Adultos e Labor Day). Em 2008 participou de duas produções: Nick e Norah - Uma noite de Amor e Música, uma produção de Peter Sollet onde atuou como Nick, e do filme Extreme Movie de Adam J. Epstein Jacobsen. Em 2009 atuou no filme Paper Heart  de Nicholas Jasenovec como ele mesmo. No mesmo ano contracenou com Portia Doubleday em Youth in Revolt de Miguel Arteta. Se destacou em 2010 onde atuou ao lado de Alison Elizabeth Pill e Mary Elizabeth Winstead  no filme Scott Pilgrim vs. the World do diretor Edgar Wright. Um de seus últimos trabalhos de destaque foi fazendo ele mesmo no filme de Evan Goldberg e Seth Rogen, This Is the End, baseado no curta-metragem Jay and Seth vs. The Apocalypse, de Rogen e Baruchel.

Michael Cera além de ator é músico. No dia 8 de agosto deste mesmo ano, ele criou True That, um álbum independente com 21 canções bem diversificadas, com solos de piano como na Of A Thursday, e violão como na primeira faixa Uhohtrouble, com músicas mais indies como na 2048 e na Ruth de número 11. O álbum também conta com uma versão super bem adaptada da  música Clay Pigeons do Blaze Foley. Vale mesmo apena conferir esse super e eclético álbum.


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Mysterious Skin.

Drama americano de 2004 do cineasta Gredd Araki que trata da história de dois meninos com idades em torno de oito anos que são abusadas sexualmente pelo seu treinador de beisebol, afetando suas vidas de formas distintas. 
 Neil McCormick e Brian Lackey são dois garotos que moram em Kansas, eles jogam beisebol juntos, mas não se falam. Após sofrerem abusos do técnico, se observam na noite de halloween mas não se falam. Nesta noite coisas que mudarão a vida desses dois garotos acontecem. 
Com 15 anos de idade Neil se torna um imprudente garoto de programa acreditando que o abuso do treinados fora uma iniciação à sua sexualidade. 
Brian, um garoto retraído,reage de uma forma discrepante aos abusos pois desenvolve algum tipo de amnésia quanto aquele dia, conseguindo se lembrar só que aconteceu, então resolve procurar Neil para descobrir o que realmente aconteceu com ele. Brian tem sonhos recorrentes sobre ser tocado por uma mão estranha (presumindo que seja a de um alienígena) . Quando completa 18 anos, Brian conhece uma jovem chamada Avalyn que também acredita que ela foi abduzida por alienígenas.Neil conta para Brian o que aconteceu com eles naquela época, e Neil revela ter gostado, por se sentir especial alguma vez por alguém, já que sua mãe não lhe dava a atenção que ele necessitava.
A produção do filme foi um tanto delicada, pelo fato de ter que lidar com atores mirins e abuso sexual. Foram tomadas medidas para evitar a exposição destes atores. Todo tipo de abuso sexual envolvendo crianças está implícito no filme, ao invés de ser representado.  
 Neil McCormick é representado por Joseph Gordon-Levitt (conhecido também por sua atuação em 500 Days Of Summer, A Origem, Premium Rush, 50/50, 10 Things I Hate About You, Sin City e Uncertainty), Brady Corbet (atou em Melancolia, Simon Killer, Funny Games e Thirteen),como Brian Lackey,Michelle Trachtenberg (Em 17 again) como Wendy, Elisabeth Shue (Eterna CSI) como Ellen McCormick e Bill Sábio (em Somos o que somos, Psicopata Americano e A fita azul) como treinador.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Fight Club.

"Trabalhamos em empregos que odiamos para comprar porcarias de que não precisamos para se exibir para pessoas que detestamos."

Terceira produção de David Fincher, Clube da Luta é um suspense de 1999 baseado no livro de Chuck Palahniuk lançado em 1996, que foi citado como um dos filmes mais controversos e falados de 1999, isso porque Clube da Luta não ultrapassou e nem chegou as expectativas que existiam a respeito da produção, sendo primeiramente bem recebido pela crítica e  depois recebendo comentários de todos os tipos.
Um dos pontos benéficos do filme é o elenco. Tendo como protagonistas Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter, Jared Leto (protagonizou Requiem for a Dream e Mr. Nobody e é mais conhecido por sua carreira como músico - vocalista da banda 30 Seconds To Mars), Eion Bailey (mais conhecido por viver o soldado David Kenyon Webster em Band of Brothers) e Meat Loaf (mais conhecido por atuar como o pai de J.B no filme Tenacious D in: The Pick of Destiny) são outros atores que participam do filme. Fincher cogitou Sean Penn ou Matt Damon para o papel de homem anônimo, Russel Crowe para o papel de Tyler Durden e Reese Witherspoon (que não aceitou pois achou o filme muito tétrico), Sarah Gellar, Courtney Love ou Winona Ryder para o papel de Marla Singer. 
A história do filme ocorre em torno da vida de um anônimo (Edward Norton) que se sente enfadado de seu trabalho simplório e chato, e que está enfrentando uma terrível crise de insônia. Até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono: frequentar grupos de auto-ajuda, onde começa a conviver com pessoas problemáticas como Marla Singer (Helena Bonham Carter). Então em um dia, voltando de viajem senta-se ao lado de Tyler Durden (Brad Pitt), um vendedor de sabonetes que muda completamente sua vida, Tyler supostamente põe fogo no apartamento do homem anônimo - " É apenas depois de perder tudo que somos livres para fazer qualquer coisa"- e ele acaba entrando em contado com Tyler que deixa-o ficar em sua casa por uns dias. Juntos eles criam o Clube da Luta, um clube onde homens também cansados de seus trabalhos vão para expor para fora sua raiva com lutas, até que o clube se torna uma entidade, que abriga homens que são capazes de fazerem coisas que jamais fariam em suas vidas normais. O curioso do filme, fato revelado no final do filme, é que Tyler Durden é no caso ele mesmo, o homem anônimo se chama Tyler Durden, e a quem ele obedecia era na verdade seu interior dando um novo rumo para sua vida. 
O diretor do filme David Fincher diz que trouxe tanta violência ao filme para servir como uma metáfora, essa que serve para manter a audiência desconfortável e desviar a atenção da surpresa do final do enredo.
 No filme, o narrador que é o homem anônimo e que no caso seja Tyler Durnen, espontaneamente cita frases como: "Eu sou o suor frio do Jack" - "Eu sou a vingança sorridente do Jack"- ''Eu sou o sentido de rejeição inflamada do Jack" - " Eu sou o coração partido do Jack". Mas afinal quem é Jack? Na realidade, o filme não diz ao certo quem é Jack, alguns telespectadores interpretam que Jack é um codinome que o protagonista do filme adotou para si assim como alguns interpretam que Jack é um "guia" do protagonista.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Uma Thurman

Thurman em Pulp Fiction. 
Como Mia Wallace em Pulp Fiction, Cécile de Volanges em Dangerous Liaisons, Irene Cassini em Gattaca, Fantine em Les misérables, Hera Venenosa em Batman & Robin, Beatrix Kiddo em Kill Bill, Medusa em Percy Jackson e O Ladrão de Raios e até ela mesma em The Naked Brothers Band. Uma Thurman surgiu em 1988 nas telas do cinema com o filme Johnny Be Good (comédia de Bud Smith, onde Uma contracenou com Robert Downey Jr.), logo mais no filme Ligações Perigosas (Dangerous Liaisonsde Stephen Frears no qual obteve destaque. Participou de mais alguns filmes até ser chamada em 1994 para participar do filme Pulp Fiction de Quentin Tarantino, e depois de Kill Bill. 
Em 1996 ela protagonizou o filme bem recebido The Truth About Cats & Dogs de Michael Stephen Lehmann (Airheads e Because I Said So) ao lado de Janeane Garofalo
Thurman já recebeu uma indicação do Oscar (Melhor atriz coadjuvante - Pulp Fiction), duas do Saturn Awards (Melhor atriz -Kill Bill), duas para o BAFTA Awards (Pulp Fiction e Kill Bill), uma do Critics' Choice Award (Kill Bill), duas do Empire Award (Kill Bill), quatro do Golden Globe Awards (Hysterical Blindness, Pulp Fiction e Kill Bill) e quatro para o MTV Movie Awards (Pulp Fictio, Kill Bill e Minhas Adoráveis Ex-Namoradas). 
  • Thurman e Tarantino:
"Falei com o Tarantino. Ele está zangado comigo porque, como ele diz, ''de acordo com os jornais, nós estamos praticamente casados!''. E desmanchou-se a rir. Por isso, a nossa relação é o que sempre foi.'' - Thurman. 
Quentin Tarantino e Uma Thurman.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Tão Forte e Tão Perto.

Produção de Stephen Daldry (diretor de Billy Elliot) roteirizada por Eric Roth, Extremely Loud and Incredibly Close é um filme baseado no livro de Jonathan Safran Foer. 
O enredo do filme trata da história de Oskar Schell (Thomas Horn), um garoto de dez anos que mora em Nova York com seus pais ( Sandra Bullock e Tom Hanks). Oskar passa a maior parte do tempo com seu pai (Tom Hanks) jogando o jogo que os dois chamam de "Missão de Reconhecimento", nesse jogo seu pai inventou que Nova York possuía um distrito que estava desaparecido até hoje, e o objetivo deste jogo seria

que Oskar  tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa em qualquer situação. No dia 11 de setembro de 2001 Oskar perde o seu pai que estava no acidente do World Trade Cente. Oskar vê sua vida mudar e para sentir que está mais próximo de seu pai sai em uma jornada  para encontrar a fechadura da chave que achou em um pequeno vaso azul no armário de seu pai, convencido de que aquele seria um enigma deixado por seu pai. Ao longo de sua jornada Oskar conta com a ajuda de um senhor ( Max Von Sydow) ,que supostamente é seu avô, e que ajuda-o a lidar com as pessoas a sua volta, como o pai de Oskar.
Thomas Horn venceu uma estatueta no Broadcast Film Critics Association Awards na categoria de Melhor Ator Mirim, e duas estatuetas pelo Phoenix Film Critics Society nas categorias Melhor Ator Coadjuvante e Melhor performance através da câmera. 
O filme foi indicado para o Oscar e pelos festivais de cinema: Art Directors Guild, Boston Film Critics, Broadcast Film Critics Association Awards,Dallas-Fort Worth Film Critics Association e pelo San Diego Film Critics Society.

Perfume de Mulher.

Existem duas versões do filme Perfume de Mulher. A primeira é uma produção italiana de 1974 do diretor Dino Risi (dirigiu Fantasma d'amore -1981 e Sesso e volentieri - 1982) e a segunda versão, baseada na primeira, é uma produção americana de 1992 dirigida por Martin Brest. 
Os dois filmes seguem a mesma linha de história mas algumas alterações necessárias, isso porque os filmes foram produzidos em épocas distintas, em países diferentes, com discrepância nos cenários e no elenco diferente.


(1974)
No primeiro filme Capitão Fausto ( representado por Vittorio Gassman) após ficar cego se tornando uma pessoa extremamente amargurada, necessita de uma pessoa que o ajude a se adaptar ao mundo escuro e para o acompanhar em uma viajem onde irá encontrar seus amigos. Então o jovem Giovanni (representado por Alessandro Momo) acaba se encarregando a cuidar de Fausto. E com o passar do tempo juntos, na viagem, ambos vão se conhecendo, começando a saber como lidar um com o outro e se tornando amigos, fazendo Capitão Fausto uma pessoa mais compreensiva, mesmo depois de perder a visão. 
A produção do filme foi indicada para duas categorias ao Oscar, sem conquistar estatuetas. Também foi indicada ao Festival de Cannes, ganhando uma estatueta para Melhor Ator (Vittorio Gassman) e sendo indicada  a melhor diretor sem ganhar. E ao César,uma premiação anual do cinema francês, ganhando uma estatueta para Melhor filme estrangeiro.


(1992)
No segundo filme o destaque principal certamente foi  Al Pacino, que faz o personagem do tenente-coronel Frank Slade que assim como na versão original também é cego. Ele resolve fazer uma viagem a Nova York onde pretende aproveitar a vida ao máximo antes de cometer suicídio, segundo ele, por ter uma vida ruim, morando nos fundos da casa de uma parente. E como no filme de 1974 Frank também precisa de alguém que o ajudae, então Charlie Simms (Chris O'Donnell) viaja junto com Frank como uma espécie de cuidador. E seguindo a linha da produção original, Frank e Charlie se tornam grandes amigos, tornando Frank uma pessoa melhor e sabendo conviver com as pessoas a sua volta. Em 1993 Al Pacino ganhou um Oscar e um Globo de Ouro de melhor ator, Chris O'Donnell foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante para o Globo de Ouro e no mesmo ano, o filme foi indicado ao Oscar para Melhor Filme, Melhor diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

We Bought a Zoo.

Produção de Cameron Crowe bem recebido pela crítica, Compramos um Zoológico é uma comédia dramática que foi baseada no livro de Benjamin Mee de mesmo nome. 
O enredo do filme trata da história de Mee (protagonizado por Matt Damon) e sua família que compra um zoológico antigo, se desafiando a restaurar o local para a reabrir ao público.
O longa mostra-se positivo em diversos pontos como na trilha sonora que possui músicas específicas de Jónsi e uma faixa de Sigur Hós; na atuação de Matt Damon que foi muito bem falado por diversos revisores (Chicago Sun-Times, The New York Times, The Hollywood Reporter,Rotten Tomatoes entre outros), e pelo fato de os personagens citados no livro fazem participação no filme -Os verdadeiros Benjamin Mee, Dylan Mee e Rosie Mee fazem uma pequena participação no longa; entre outros pontos.


  • Outras produções do diretor Cameron Crowe: 

Cineasta estadunidense que deu início a sua carreira cinematográfica em 1982 com o filme Picardias Estudantis, depois produziu mais sete filmes: Digam o que quiserem (1989), Vida de Solteiro (1992), Jerry Maguire - A grande virada (1996), Quase Famosos (2000), Vanilla Sky (2001), Tudo acontece em Elizabethtown (2005) e Compramos um Zoológico (2011).

O Lobo Atrás da Porta (Cinne Vicio)


Esta é a resenha do filme O Lobo Atrás da Porta que foi publicada pela Cinne Vício (https://www.facebook.com/cinnevicio/timeline), uma página que trás resenhas ou só imagens de grandes filmes. 

"O Lobo Atrás da Porta" é um dramático suspense que nos conduz por uma viagem aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras e perversidades de um triângulo amoroso.

Os fatos nesse filme ocorrem de forma ligeira, somos apresentados ao problema de supetão. Não temos tempo de conhecer os personagens. O filme já começa com o anúncio: a menina sumiu. Sem firulas e direto ao papo.O roteirista e diretor estreante Fernando Coimbra criou uma trama que captura a atenção do espectador por dividir a narrativa a partir dos depoimentos dos três protagonistas e assim mostrar a realidade por três pontos de vistas distintos. A fotografia de Lula Carvalho é perfeita, pois cria uma estética única para cada relato, o que só fortalece as diferenças entre cada personagem e suas verdades. Coimbra mostra o Rio de Janeiro que a mídia não mostra, o subúrbio, um local tranquilo, pelo menos em teoria, onde não há muito luxo e nem tanta pobreza. E mesmo em um local “normal” a obra exibe que o ser humano pode mostrar suas piores facetas.
Baseado no caso policial real que ficou conhecido na década de 60 como a “A Fera da Penha”. O forte dessa trama é que ela é contada por pontos de vista contraditórios, então cabe ao espectador escolher o que é verdade ou não na telona. Outra forte inspiração para o filme é o mito de Medeia, sim, aquele mito que apresenta o retrato psicológico de uma mulher carregada de amor e ódio, tudo em um só pacote.

O filme tem alguns problemas de montagem, apesar de acertar na maior parte do tempo, o excesso de flashbacks tem momentos que trabalham contra a obra. E as passagens explicativas são expositoras demais e acabam tomando o espectador como incapaz de tirar suas próprias conclusões. Algo estranho para um filme tão ousado e com suas três “verdades” distintas, mas vai entender. De qualquer modo, esse é um bom thriller muito bem dirigido. Todas as atuações são contidas e tudo é muito intimo, contudo no ato final do filme o comportamento refreado dá lugar para as emoções sufocadas até em então e temos um desfecho espetacular e climático. Vale a pena conferir nos cinemas.

Oliver Stone

De policiais, a filmes de guerra, até dramas e suspenses. Oliver Stone, já dirigiu e roteirizou diversos filmes desde a década de 80 quando começou em 1986 com o filme Salvador -  O Martírio do Povo ( no qual foi indicado para Melhor Direção pelo Independent Spirit Awards), Platoon (um de seus trabalhos mais reconhecidos), e em três anos os filmes Wall Street - Poder e Cobiça(1987) e Nascido em 4 de Julho (1989). Na década de 90 dirigiu sete filmes, primeiramente com The Doors ( produção sobre Jim Morrison e sua banda The Doors), depois Entre o Céu e a Terra (1993), Assassinos por Natureza (produção de 1994 roteirizada por Quentin Tarantino), Nixon (de 1995 com o gênio Anthony Hopkins), Reviravolta (de 1997 baseado no livro homómino de John Ridley) e Um Domingo Qualquer (drama de 1999 com Al Pacino). A partir de 2000 em diante Stone dirigiu mais cinco produções, todas de gênero dramático, primeiro Alexandre (biografia de Alexandre, o Grande de 2004) depois As Torres Gêmeas (2006), W. (2008), Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme (2010) e Selvagens (2012), além de dirigir o curta Ao Sul da Fronteira de 2009. Stone também roteirizou diversos filmes como o clássico Scarface (1983) de Brian De Palma, o que na minha opinião não seja um ponto positivo para a careira do autor, não pelo fato do filme ter o diretor que tem e o elenco que tem, mas sim porque o roteiro em si seja um pouco cansativo, porém bom.  

Stone começará este ano com uma nova produção, um filme sobre Edward Snowden (o ex-funcionário da CIA e ex-contratado da NSA que tornou público detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana), que será uma adaptação do livro Os ficheiros de Snowden: a história secreta do homem mais procurado do Mundo (Luke Harding). A equipe para a produção do filme contará com o produtor Moritz Borman , jornalistas do Guardian, e o próprio Luke Harding.


Oliver Stone, em 1979 ao ganhar a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado por Midnight Express