Laranja mecânica um dos musicais mais premiados de todos, de ficção científica, onde Alex DeLarge um sociopata que aparentemente parece uma pessoa normal que se ocupa ouvindo musica clássica como Beethoven, a noite se mostra um estuprador em busca de violência. A noite ele e seus amigos (também sociopatas só que dependentes de Alex) que os chama de "Drugues", saem pelas ruas de Londres em busca de famílias para se aproveitar delas.
Eles são uma gangue. Uma cena muito famosa do filme é quando o Malcolm McDowell agredi uma mulher cantando "I'm singing in the rain!'' musica do Gene Kelly.
O filme abrange muitos acontecimentos, como a prisão, a terapia e a repressão com Alex.
Vale a pena conferir esse super filme de Kubrick!
Um fato interessante do filme é o conjunto de gírias (não um idioma) Nadsat, criado por Anthony Burguess para os diálogos dosDrugues do filme. Um vocabulário baseado no idioma russo e no lingujar dos operários britânicos.
O elenco do filme conta com Malcolm McDowell,Patrick Magee, Michael Bates, John Clive, David Prowse e Peter Burton.
Curiosidades do Filme:
1) Censura: No Brasil, o filme entrou na lista de obras proíbidas pela censura, fazendo com que os cinéfilos fossem assistir a polêmica obra em países vizinhos, como o Uruguai. Quando foi liberado, só conseguiu ser exibido nas salas com bolinhas pretas sobrepostas nas cenas de nudez (mesmo com classificação para maiores de 18 anos).
2) Cego: Durante a cena em que Alex (Malcolm McDowell) é submetido ao tratamento Ludovico, a ator teve sua córnea arranhada pelos pequenos ganchos e ficou temporariamente cego. Malcolm voltou a se dar mal na cena que seus ex-companheiros tentam afogá-lo.
3) Ruiva: A cena do estupro demorou para sair, por que duas atrizes contratadas para a cena não aguentaram a pressão e o clima no set e desistiram do projeto. O papel ficou com a atriz Adrienne Corri que, para quebrar o gelo em um dos takes em que precisava ficar nua, disse à Malcolm: "Agora você vai ver se eu sou realmente ruiva".
4) Erro de Continuidade: Assim como aconteceria mais tarde em "O Iluminado", Stanley Kubrick cometeu alguns erros de continuidade. Os mais famosos são os pratos que trocam de posição na mesa e o nível do vinho na garrafa que varia durante jantar na casa do escritor. Fãs defendem que as falhas na verdade foram propositais com o objetivo de causar algum tipo de desorientação ao espectador .
5) Referâncias: Beatles, Neil Young e Pink Floyd: "Laranja Mecânica", o livro e o filme, se passa no futuro indeterminado, mas por mais moderna que seja a loja de discos onde Alex se encontra com duas garotas, o gosto musical continua o mesmo da época em que o filme foi gravado. Discos como "Magical Mystery Tour" (1968), dos Beatles, "After The Gold Rush" (1970), do Neil Young e "Atom Heart Mother" (1970) aparecem na primeira prateleira da lojinha. Até a trilha sonora de "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (1968), filme de Kubrick, pode ser vista ao lado de Alex.
6) Rapidinha: A cena onde Alex faz sexo com mais duas garotas em seu quarto, brilhantemente acelerada na montagem e resumida em cerca de 1 minuto, teve 74 takes. A versão que foi para o filme, sem o efeito, tem 28 minutos.
7) Sem cenários: "Laranja Mecânica" foi inteiramente filmado em locações externas e cenários reais, usando a luz natural na fotografia (algo que seria desenvolvido com resultados primorosos no filme seguinte de Kubrick: "Barry Lyndon", de 1975). A única exceção é o bar Korova, construído no set.
8)Dois sobrenomes: No filme, não fica claro qual é o sobrenome de Alex. Em vários momentos, ele é chamado de Alexander Delarge - em referência ao rei da Macedônia, Alexandre o Grande -, mas no jornal onde é noticiado sua prisão, Alex aparece com o sobrenome de Burgess - uma brincadeira do diretor com o autor do livro: Anthony Burgess.


Nenhum comentário:
Postar um comentário