quinta-feira, 10 de julho de 2014

Woody Allen: Pseudônimo de Allen Stewart Konigsberg

Na metade da década de 30 nasce esse grande roteirista, ator, cineastra e músico americano. Já escreveu muito, na década de 50 trabalhava como roteirista para um programa humorístico.Publicou mais de 10 livros, no total 12 livros, os mais conhecidos são Sem penas/ Sem Plumas e Efeitos secundários/ Que loucura. Allen começou sua carreia como ator, fazendo stand-up na década de 60 e em 1965 estreou no filme "O que é que há,Gatinha?". Dai por diante participou e produziu mais de 60 filmes. Os destaques dele são: Cassino Royale,Um Assaltante Bem Trapalhão,O Dorminhoco,Manhattan,Rei Lear,A Outra,Todos dizem eu te amo, Vicky Cristina Barcelona,Meia Noite em Paris e Blue Jasmine (seu filme mais atual). 
Escreveu diversas peças de teatro como: From A to Z (1960), Don't Drink the Water (1966), Play It Again, Sam (1969), The Floating Light Bulb (1995), Riverside Drive (2003),Honeymoon Motel (2011) e Bullets Over Broadway (2013). 
  • Premiações: Woody Allen já foi indicado 23 vezes ao Oscar (Melhor diretor:7 vezes, Melhor ator principal:1 vez e Melhor Roteiro original:15 vezes),mas conquistou somente 4 estatuetas; já foi indicado ao Globo de Ouro 13 vezes (Melhor musical/comédia:2 vezes,Melhor diretor:5 vezes e Melhor roteiro:6 vezes), ganhando 2 vezes e uma vez ao Primetime Emmy Awards (Melhor roteiro) sem ganhar. 
  • Problemas Pessoais: Dylan Farrow sua filha adotiva de 28 anos escreveu uma carta publicada no blog da "New York Times" sobre o suposto abuso sexual que sofreu do cineasta. Foi a primeira vez que ela escreveu sobre o caso, em 1993, durante a separação de Allen com Mia Farrow. Em nota, Woody Allen afirma que o texto escrito por Dylan é falso e infame. Trecho da carta - " Quando eu tinha sete anos, Woody Allen me tomou pela mão e me levou para o sótão no segundo andar de nossa casa. Ele disse para eu ficar de bruços e brincar com um trenzinho elétrico do meu irmão. Então ele me agrediu sexualmente. Falou comigo, sussurrando que eu era uma boa menina, que era nosso segredo, e prometendo que eu seria a estrela de seus filmes." A história voltou a tona no começo de janeiro deste ano, quando Woody Allen foi homenageado no Globo de Ouro e a ex-mulher Mia Farrow e Ronan (filho de Frank Sinatra) criticam o cineasta em redes sociais.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário